12 de mai. de 2009

Programação da III Semana de Filosofia UNICASTELO

No primeiro dia do evento (26/05), o Prof. Drndo. Pedro Monticelli apresentará a conferência "A recepção do conceito medieval de existência intencional em Franz Brentano". O Prof. Pedro é Bacharel, Mestre e Doutorando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e Bacharel e Mestrando em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Docente da Graduação em Filosofia do Centro Universitário São Camilo. Atualmente é docente da Pós-Graduação do Centro de Lógica Jurídica e Teorias da Argumentação da Faculdade de São Bento e docente da Graduação em Direito do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (UniFMU).
No segundo dia (28/05), a apresentação ficará a cargo do Prof. Drndo. Jonas Moreira Madureira, cuja conferência traz o título de "O conceito de fenomenologia em Edmund Husserl". O Prof. Jonas é Bacharel, Mestre e Doutorando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Betel Brasileiro/SP.
Encerrando a III Semana de Filosofia UNICASTELO (30/05), contaremos com a conferência do Prof. Dr. André Constantino Yazbék, intitulada "Fenomenologia e ontologia em Jean-Paul Sartre". O Prof. André é Licenciado em História pela Universidade Estadual Paulista (UNIP), Especialista em Política Internacional pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e Mestre e Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Bolsista da CAPES com estágio de doutorado na École Normale Supérieure e pesquisador junto ao Institut Mémoire de l' Édition Contemporaine. Atualmente é docente da Graduação em Filosofia da PUC/SP e da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP).

4 comentários:

  1. A filosofia faz com que possamos refletir sobre nosso cotidiano, transformando os assuntos que as vezes pensamos que são benais a primeira vista, mas que estudados com mais intensidade ou profundidade vemos que há muito o que discutir desde uma simples reflexão a assuntos que pode ser longe do nosso cotidiano porque tudo é filosofis

    ResponderExcluir
  2. Cara Simone, o estudo da Filosofia realmente nos proporciona um novo olhar, mais profundo, que nos revela facetas do mundo e da vida aparentemente inexistentes ou irrelevantes antes dele se iniciar. É o estudo da Filosofia que gradualmente e, muitas vezes de modo doloroso até, arranca da frente de nossos olhos o véu de conformismo e ignorância que esconde a verdadeira riqueza e a beleza dos enigmas da nossa existência. Um abraço e bons estudos!

    ResponderExcluir
  3. A LENDA
    Conta-se que quando os navios negreiros saiam dos portos do Brasil para Àfrica em busca de negros para captura.
    Uma certa vez os negros cansados de tanta desgraça em seu continente e ver seus companheiros mortos e jogados em alto mar. Então quando foram e capturaram o seu guerreiro mais forte,uma tribo se reuniu e ao som dos atabaques começaram a dançar, cantar fazer seus "feitiços"e amaldiçoaram o mar cada navio.Dizem que cada navio que partisse iria afundar por castigo dos deuses.
    Foi o caso até hoje do Titanic será que a Mãe d´agua Iemanjá não ficou enfurecida ?
    ( Mês da Conciencia Negra)
    Por Simone Almeida

    ResponderExcluir