26 de ago. de 2010

IV Semana de Filosofia UNICASTELO

O tema das atividades da IV Semana de Filosofia UNICASTELO já foi definido pelos professores do curso, bem como as datas de realização da mesma. Este ano o evento ocorrerá no final do mês de outubro, nos dias 27, 28 e 29 e terá como tema/título a "A reflexão ética na contemporaneidade". A programação das atividades está sendo fechada e tão logo esteja pronta será publicada aqui. Uma novidade em relação às duas útlimas edições do evento é que este ano a programação será mais diversificada, envolvendo não apenas as apresentações dos conferencistas convidados, mas outras atividades como mesas-redondas, mini-cursos e comunicações de alunos. Com relação ao local, este ano provavelmente realizaremos as atividades nas próprias dependências da UNICASTELO.

16 de ago. de 2010

Nota da avaliação do curso de Filosofia pelo MEC: 4

É com muito orgulho que nós professores do curso de Filosofia da UNICASTELO tornamos pública a notícia de que os avaliadores do MEC que estiveram na universidade na semana passada atribuíram a nota 4 (quatro) ao curso. A boa nota (a nota máxima é 5) é resultado, acima de tudo, do empenho e dedicação dos professores à construção de um curso de qualidade e comprometido com a formação social e acadêmica de seus estudantes. Felizmente, o trabalho não acaba por aqui: o mais importante é manter essa média para, numa próxima visita de avaliação, atingir a nota máxima (privilégio de poucos cursos no Brasil). E, por falar em trabalho, notícias sobre a organização e realização da IV Semana de Filosofia UNICASTELO em breve serão postadas aqui, conforme já informamos em postagem anterior. Por fim, parabéns a todos - alunos, professores e insituição - envolvidos com as atividades do curso de Filosofia da UNICASTELO.

12 de ago. de 2010

Visita dos avaliadores do MEC

Nos dias 09, 10 e 11 de Agosto o curso de Filosofia da UNICASTELO recebeu a visita de dois professores representando o Ministério da Educação. Tal visita teve por objetivo avaliar o curso de Filosofia e  definitivamente reconhecê-lo junto ao órgão federal. A expectativa é de que o curso tenha atendido às exigências dos avaliadores e venha a receber uma boa nota (e, consequentemente, seu reconhecimento). Passado esse processo - o qual tomou muito tempo e exigiu ainda mais dedicação dos professores do curso - agora é hora de organizar mais uma vez a já tradicional Semana de Filosofia UNICASTELO. Nesse sentido, na próxima semana os professores do curso de Filosofia se reunirão a fim de decidir o tema da edição deste ano e os procedimentos para o início de sua efetivação. Tão logo a temática e as datas do evento estejam determinadas, toda comundade acadêmica da UNICASTELO será comunicada e as novidades postadas neste blog.